Atenção! E-mail falso.

Junior Marcati
Junior Marcati

Quando se trata de segurança da informação, o phishing é uma das formas mais relevantes de ataque que as empresas enfrentam. Esse tipo de ataque geralmente envolve o envio de e-mails fraudulentos, que tentam enganar os usuários para que divulguem informações confidenciais, como senhas e informações bancárias. Porém, cada vez mais criminosos buscam dados que julgamos inofensivos para cometer crimes elaborados com esses dados.

Uma das formas mais recentes de phishing por e-mail que temos visto é o envio de mensagens de alerta falsas, que notificam os usuários de que suas caixas de entrada estão lotadas e precisam ser limpas ou expandir sua capacidade. Essas mensagens fraudulentas geralmente incluem um link, que os usuários são incentivados a clicar para resolver o suposto problema.

Exemplo de e-mail falso para liberar espaço.

No entanto, quando os usuários clicam nesses links, eles são direcionados para sites maliciosos que podem infectar seus computadores com malware, roubar suas informações pessoais e confidenciais ou redirecioná-los para sites que parecem legítimos, mas que são na verdade fraudulentos.

Para evitar esse tipo de ataque, é importante que todos estejam cientes desses tipos de alertas falsos. Uma dica é verificar a autenticidade dos e-mails, examinando o remetente, o endereço de e-mail, a gramática e o conteúdo mesmo que seja um e-mail recorrente, com características parecidas com as de e-mails frequentemente recebidos. Além disso, é importante não clicar em links em e-mails suspeitos, especialmente quando solicitados a fornecer informações pessoais ou da empresa.

Por fim, é importante ter um sistema de segurança cibernética eficaz, que possa detectar e bloquear e-mails fraudulentos antes que eles cheguem às caixas de entrada dos usuários. Isso pode incluir a implementação de software de segurança de e-mail, filtragem de spam e educação contínua dos usuários sobre como evitar ataques cibernéticos.

A Marcati – Infraestrutura de TI investe na atualização de seus colaboradores e em tecnologia de softwares e hardwares para evitar que o phishing chegue até nossos clientes. Também criamos recursos para compartilhar esses conhecimentos com todas as empresas clientes e parceiras a fim de disseminar a informação. Juntos, podemos trabalhar para manter nossas empresas seguras contra ameaças cibernéticas e proteger as informações confidenciais de nossos clientes e funcionários.

Gostou de nosso artigo? Compartilhe
×